terça-feira, 13 de julho de 2010

DINÂMICAS DE GRUPO E DICAS (2)


A busca de um emprego é sempre estressante: entregas de currículos, maratonas de entrevistas, ansiedade ao aguardar a resposta de se foi ou não selecionado....Ter o currículo escolhido pelo empregador, no entanto, é apenas o primeiro passo: a próxima etapa pode ser a temida "dinâmica de grupo", uma das mais importantes do processo seletivo.

Mais até do que a entrevista, a dinâmica pode ser o ponto de partida para a aprovação ou eliminação do candidato. Todas as atitudes da pessoa são avaliadas, desde sua chegada à empresa até o momento de ir embora. Na verdade, não é nenhum "bicho-de-sete-cabeças".


A dinâmica de grupo visa avaliar se o candidato se relaciona bem com outras pessoas e se suas atitudes se adequam ao perfil da empresa. Durante as atividades, também será avaliada a criatividade e o modo como o candidato lida com situações de desafio e momentos de pressão. Espírito de equipe e iniciativa pessoal, como também espírito de liderança - não confundir com autoritarismo – também serão levados em conta pelo entrevistador.

- Para qualquer dinâmica de trabalho, os candidatos não podem ter comportamento exagerado, conduta equivocada, sem limites, sem respeito e sem cordialidade - afirma Gisele Damazio, gerente de Recursos Humanos e Contact Center da Atento Brasil, lembrando que a dinâmica exige bastante preparo.

A empresa é a maior empresa de call center da América Latina, com 18 mil pontos de atendimento de atendimento e 56 mil funcionários.

“ Candidato deve buscar informações sobre a empresa e o mercado em que ela atua ”

--------------------------------------------------------------------------------

Segundo ela, não conhecer a empresa e o mercado onde ela atua são erros que não devem ser cometidos em hipótese alguma por quem está disputando uma vaga no mercado de trabalho.

- O candidato tem que buscar informações sobre a empresa e sobre a vaga em questão, disse, acrescentando que é importante, também, ter conhecimento geral, manter-se atualizado em relação ao noticiário, aos fatos que estão acontecendo no país e no mundo - explica Gisele. - A pessoa deve vir munida de informações e conhecimento que lhe garantam a tranqüilidade diante de questionamentos sobre temas gerais.

O candidato deve estar preparado, não só culturalmente, como também psiciologicamente. Manter a calma e controlar a ansiedade frente ao novo desafio são requisitos básicos para se destacar na dinâmica de grupo. Além disso, deve tentar ser o mais natural possível e não fingir ser o que não é.

Saber se expressar é fundamental para o sucesso em qualquer situação, principalmente numa dinâmica de trabalho. Isso não quer dizer que o candidato deva falar demais, "atropelando" os outros candidatos ou não deixando ninguém falar, inclusive o entrevistador.

- O candidato deve ter clareza ao falar, e não ser tagarela.

Também não deve mostrar apatia ou falta de interesses durante as atividades, pois, certamente será ofuscado pelos outros candidatos.

- A pessoa deve participar da dinâmica com otimismo e energia positiva, afirmou Gisele Damazio

Nenhum comentário:

Postar um comentário