quarta-feira, 27 de abril de 2011

REDAÇÃO TEMA LIVRE: QUAL TEMA ESCOLHER?



A redação no processo seletivo tem vários objetivos de aplicação:

•Avaliar o domínio do idioma. Quer seja na língua-mãe ou não, uma redação mostra o desenvolvimento e organização de idéias, vocabulário, gramática, fluência.
•Conforme o tema proposto, o candidato demonstra valores, conceitos, sonhos, expectativas. Ou seja, os selecionadores podem conhecer melhor o candidato por meio desse instrumento.
•Sendo um tema livre, os selecionadores ainda observam a criatividade e segurança do candidato, pois pode escrever sobre o que deseja, sobre o que se sente à vontade, o que domina.
Escrever sobre si próprio é um dos temas mais complexos. Veja os motivos:

. Falar sobre seus próprios interesses, habilidades, sonhos não é para qualquer um. O "básico" todos sabem, o complexo é dizer algo que saia do comum. Nem todos têm auto-conhecimento suficiente para isso.

. Devido ao fato de inúmeras empresas solicitarem redações com este tema, fica "fácil" praticar em casa. Os candidatos podem treinar, pedir que outras pessoas avaliem suas redações e "decorar" o conteúdo. Quando a empresa solicitar, já estarão preparados (demais...) para a redação. Não se engane: Selecionadores bem treinados sabem quando isso acontece.

. Por outro lado, o desenvolvimento do tema de forma criativa, verdadeira, inusitada pode ser um diferencial no processo seletivo. Sair do lugar comum, da mesmice, do cotidiano, sempre faz com que o selecionador olhe com outros olhos para o conteúdo da redação e, conseqüentemente, para o candidato.

Escrever sobre você mesma é o tema mais indicado? Eu digo que pode ser um diferencial, sim. Pelos motivos que acima citei, é possível observar o candidato com outros olhos. No processo seletivo, vale a pena arriscar para "aparecer", no sentido positivo, pois o profissional vai chamar a atenção para si.

Procure sempre se conhecer um pouquinho mais, ser criativa, inovadora, além de melhorar sua redação a cada dia. Fale não só sobre o que você "gosta" ou "não gosta"; comente suas realizações, seus sonhos e o que você faz para transformá-los em realidade.

E nada de decorar temas, isso só irá atrapalhar sua excelente performance.

Dra. Izabel Failde

2 comentários:

  1. Olá Katyuska, encontrei o seu blog na comunidade de comissários do orkut!
    Muito obrigada pelas suas dicas!!
    Agora faço parte de seus seguidores. Sorte sempre na vida! bjoo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana! Seja bem vinda!Estamos aqui para ajudar!

    ResponderExcluir