quarta-feira, 27 de abril de 2011

PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS



por Camila Micheletti

Como explicar que não terminei o curso superior? Como superar a falta do inglês? E o que falar sobre os dois anos que fiquei afastada do mercado de trabalho? Dúvidas como essas permeiam as cabeças de muitos profissionais, já que quase todos, em maior ou menor grau, apresentam algumas falhas na carreira.

E alguns selecionadores incluem justo esta questão nas entrevistas. Pedem para o candidato listar quais as suas características mais marcantes e quais os seus pontos fracos. Na opinião de Priscila Mendes, consultora em Gestão do Capital Humano e especialista em Entrevista , quando o selecionador pergunta sobre os pontos positivos ele quer saber, sob o seu ponto de vista, qual é o seu diferencial, ou seja, o que você tem de interessante que possa ser de substancial importância para a vaga. Ela recomenda que você utilize essa questão a seu favor, fazendo seu marketing pessoal. Liste anteriormente quais são as suas características mais positivas, principalmente aquelas relacionadas ao seu trabalho.

"Numa entrevista de emprego, as duas partes vão estar em seu melhor momento. Tanto a empresa quanto o entrevistado vão querer mostrar o melhor de si, daí a importância de mostrar com clareza suas competências e os resultados que você conseguiu atingir", analisa Luciana Sarkozy, da Career Center. Por isso, é importante que você não tenha medo de falar sobre suas qualidades, achando que vai parecer pretensão de sua parte. Se você não mostrá-las ou se falar sem muito entusiasmo delas, poderá não despertar interesse no selecionador. No fim das contas, a forma como você fala é muitas vezes mais importante do que as próprias características que você cita.

Mas e os pontos fracos? "Só toque no assunto se o entrevistador perguntar e, mesmo assim, com muita cautela", adverte Luciana. Ela explica que, na maioria das vezes, os candidatos acabam colocando pequenos defeitinhos que todos nós temos, nada que possa eliminá-lo do processo. Você pode falar que não gosta de rotina, é muito perfeccionista ou mesmo tende a ser impulsivo nas suas atitudes. O importante, segundo ela, é mostrar que você identificou que tem um defeito e encontrou formas de lidar com ele. "Isso demonstra que você não é um super-homem e reconhece suas limitações, mas ao mesmo tempo não vai apresentar nenhum grande problema para a empresa", explica a diretora.

Com relação aos pontos fracos, também é muito importante a forma como você os coloca. Priscila acredita que, melhor que chamar de "defeitos", que parecem características negativas e inflexíveis, que não mudam em hipótese alguma, uma sugestão é utilizar o termo "Pontos a Desenvolver". A consultora explica: "Colocando desta forma, seja qual for o ponto que você citar, deixará claro, em primeiro lugar, que você está consciente de suas deficiências, que você não é perfeita e tem alguns pontos que precisa melhorar. Em segundo lugar, mostrará que procura não deixar que isso atrapalhe o desenvolvimento de suas atividades, tentando lidar com eles da melhor forma possível e procurando melhorar sempre".

Os pontos fracos também não precisam ficar em evidência no currículo. Se você não concluiu o cursos superior, por exemplo, não precisa colocar esta informação no topo da página, chamando a atenção do selecionador justamente para o que você não tem - o curso completo. Uma dica é ressaltar todas as características positivas da sua carreira antes, deixar essa informação para o final e colocar algo como "Estudei Psicologia na PUC". Você não diz que se graduou - não mentiu - mas também não coloca a ausência do curso com todas as letras. Esta tática também pode ser usada na entrevista.

Claro, será necessário fazer uma reflexão sobre todos esses pontos antes da entrevista. "O principal é demonstrar que você se conhece e que sabe exatamente em que sentido suas características serão positivas para a empresa e sabe também como não deixar que o que não é tão positivo assim atrapalhe", finaliza Priscila Mendes.

Um comentário:

  1. Adorei o Blog. Parabéns pelo empenho profissional que demonstra dentro e fora de sala de aula. Me espelho em você para dar meus primeiros passos nesta minha longa caminhada.
    Um abraço de seu aluno e amigo,
    Jorge Dias
    Turma 511cm
    Esaer

    ResponderExcluir